COSTURAS DO INVISÍVEL

design para relações

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APOIAMOS ORGANIZAÇÕES
A NAVEGAREM PELO CAÓTICO,
INTENSO E MARAVILHOSO
MUNDO DE HOJE.

mais

RELAÇÕES DE QUALIDADE
ESCUTA
AUTONOMIA
FLEXIBILIDADE
VISÃO SISTÊMICA

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menos

STRESS
COMPETIÇÃO
PRESSA E PRESSÃO
LIMITAÇÕES
NÓS (DE NÓ, MESMO!)

UTILIZAMOS AS LINGUAGENS DO PALHAÇO
E DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA
PARA INTEGRAR, FLEXIBILIZAR E APOIAR
INDIVÍDUOS E EQUIPES A REALÇAREM
SEU POTENCIAL

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Somos pessoas ligadas em pessoas.

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Ligadas nas relações entre elas, e na qualidade que possam ter. Por isso, nossos caminhos nos levaram ao mundo da arte, da educação, da comunicação, em busca de conhecer, entender e viver um espaço onde essa qualidade seja possível. Um dia, descobrimos que o invisível reina nele e que isso torna tudo mais interessante e desafiador ainda! Então decidimos “costurar o invisível”, cuidar das pessoas e das relações, para uma realidade onde seja possível termos sempre #maisencontros, da maneira #maisludens possível!
momo2

Formada em Psicologia pela UNESP-Assis, sempre acreditou na arte e no humor como facilitadores nos processos de aprendizagem. Trabalha desde os 5 anos de idade. Alimentava galinhas na granja de seu pai, vendia pintinhos, patinhos e alface, dava aulas de reforço escolar, pintava camisetas, fazia chinelos de crochê, bordava alpargatas, foi garçonete, assistente de fotografia e vendeu assinatura de revistas. Quando virou gente grande e teve que sobreviver com mais que poucos trocados, trabalhou como atriz, diretora de teatro e arte educadora. Até concurso público está na sua lista de realizações, trabalhou por três anos como produtora cultural no Memorial da América Latina (os piores anos de sua vida). Há mais de vinte anos descobriu sua vocação principal, ser palhaça. A partir daí não parou mais de acreditar no seu sonho de um mundo cada vez melhor. Desde 2007 se juntou à Nina na PoP e juntas desandaram a criar inúmeras formas de propiciar às pessoas experiências e práticas que as levem além.

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Marina Campos, a Nina, é formada em Marketing e Comunicação Social pela ESPM. Trabalhou 14 anos na área de planejamento estratégico em agências como Loducca, Lew’Lara e Lowe, agência da qual foi também Diretora Geral.
Foi articulista do jornal Meio & Mensagem e uma das fundadoras do Grupo de Planejamento.
Trabalhou três anos como consultora na área de sustentabilidade, quando realizou projetos para Bradesco, Coca-Cola e Vipal, enquanto gestava uma ideia inovadora: a POP – Palhaços a Serviço das Pessoas, criada em parceria com a Mônica. Em 2017, a POP completou dez anos de um trabalho diferenciado e profundo no desenvolvimento de equipes.
Nina é também pós-graduada em Jogos Cooperativos pela Unimonte/Projeto Cooperação.

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Facilitadora de Processos de Comunicação.Formada em Artes Cênicas pela USP, faz uso do domínio da expressão para propor reflexão e busca de significados em suas capacitações. Membro da Rede Ubuntu, ajuda a gerenciar processos criativos de descobertas de propósitos de vida.
Facilitadora de processos de comunicação, auxilia a formação de comunicadores em geral: atores, radialistas, palestrantes, professores, empreendedores digitais e apresentadores de televisão. Comunicação Não Violenta é outro tema de seu interesse e domínio, com o foco no repertório de escuta não verbal.
É provocadora em sua forma de facilitar, se fixa na marca individual e singularidade de cada comunicador para propor soluções únicas e apresentar técnicas relevantes e contextualizadas.
Não acredita em uma comunicação efetiva se não for interessante, divertida, autêntica e que conecte ouvintes e palestrante num ritmo dinâmico de interação e assimilação.

Quem Somos
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Ligadas nas relações entre elas, e na qualidade que possam ter. Por isso, nossos caminhos nos levaram ao mundo da arte, da educação, da comunicação, em busca de conhecer, entender e viver um espaço onde essa qualidade seja possível. Um dia, descobrimos que o invisível reina nele e que isso torna tudo mais interessante e desafiador ainda! Então decidimos “costurar o invisível”, cuidar das pessoas e das relações, para uma realidade onde seja possível termos sempre #maisencontros, da maneira #maisludens possível!
Momô Malheiros
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Formada em Psicologia pela UNESP-Assis, sempre acreditou na arte e no humor como facilitadores nos processos de aprendizagem. Trabalha desde os 5 anos de idade. Alimentava galinhas na granja de seu pai, vendia pintinhos, patinhos e alface, dava aulas de reforço escolar, pintava camisetas, fazia chinelos de crochê, bordava alpargatas, foi garçonete, assistente de fotografia e vendeu assinatura de revistas. Quando virou gente grande e teve que sobreviver com mais que poucos trocados, trabalhou como atriz, diretora de teatro e arte educadora. Até concurso público está na sua lista de realizações, trabalhou por três anos como produtora cultural no Memorial da América Latina (os piores anos de sua vida). Há mais de vinte anos descobriu sua vocação principal, ser palhaça. A partir daí não parou mais de acreditar no seu sonho de um mundo cada vez melhor. Desde 2007 se juntou à Nina na PoP e juntas desandaram a criar inúmeras formas de propiciar às pessoas experiências e práticas que as levem além.

Nina Campos
quem-somos05

Marina Campos, a Nina, é formada em Marketing e Comunicação Social pela ESPM. Trabalhou 14 anos na área de planejamento estratégico em agências como Loducca, Lew’Lara e Lowe, agência da qual foi também Diretora Geral.
Foi articulista do jornal Meio & Mensagem e uma das fundadoras do Grupo de Planejamento.
Trabalhou três anos como consultora na área de sustentabilidade, quando realizou projetos para Bradesco, Coca-Cola e Vipal, enquanto gestava uma ideia inovadora: a POP – Palhaços a Serviço das Pessoas, criada em parceria com a Mônica. Em 2017, a POP completou dez anos de um trabalho diferenciado e profundo no desenvolvimento de equipes.
Nina é também pós-graduada em Jogos Cooperativos pela Unimonte/Projeto Cooperação.

Cris Chiofalo
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Facilitadora de Processos de Comunicação.Formada em Artes Cênicas pela USP, faz uso do domínio da expressão para propor reflexão e busca de significados em suas capacitações. Membro da Rede Ubuntu, ajuda a gerenciar processos criativos de descobertas de propósitos de vida.
Facilitadora de processos de comunicação, auxilia a formação de comunicadores em geral: atores, radialistas, palestrantes, professores, empreendedores digitais e apresentadores de televisão. Comunicação Não Violenta é outro tema de seu interesse e domínio, com o foco no repertório de escuta não verbal.
É provocadora em sua forma de facilitar, se fixa na marca individual e singularidade de cada comunicador para propor soluções únicas e apresentar técnicas relevantes e contextualizadas.
Não acredita em uma comunicação efetiva se não for interessante, divertida, autêntica e que conecte ouvintes e palestrante num ritmo dinâmico de interação e assimilação.

Serviços

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Comunicação para a Conexão

Curso voltado a indivíduos e equipes que precisam se conectar melhor com seus públicos e potencializar as mensagens transmitidas a partir da fala (palestras, discursos, reuniões).

Formatos

A) grupos de até 12 pessoas; pré-entrevista individual de 1h00 + dois workshops de 8h cada + devolutiva individual de 1h00.
B) atendimento individual

  • descobrir e firmar a sua singularidade
  • ampliar a capacidade de escuta
  • aprofundar os processos interativos com o público
  • reconhecer a Organização Textual do Discurso, na busca de lógica e impacto na comunicação;
  • desenvolver um caminho que promova a naturalidade na fala em público;
  • destacar as emoções, em medida ideal, para ampliar a conexão com o público;
  • apresentar e disponibilizar os recursos técnicos necessários para potencializar fala e gestos;
  • vivenciar o “estar à vontade” entre muitas pessoas.

Salas de Escuta

Salas de Escuta são encontros dos colaboradores da organização baseados em conversas, utilizando os conceitos da Comunicação Não-Violenta. Facilitados a princípio por nossa equipe, seu design considera a possibilidade de sua instalação permanente na organização, de forma autônoma.

Formato: encontros de 3h00 cada; 3 a 8 encontros; tamanho do grupo depende da equipe ou do briefing.

  • Desenvolver competências para o diálogo.
  • Ampliar a escuta.
  • Fortalecer os canais de comunicação entre os colaboradores.
  • A transparência e a circulação da verdade.
  • O clima e cultura da organização.
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Curso de Autonticidade in Company

Um curso que utiliza a linguagem do palhaço, transitando pelo universo da autenticidade – que não pode ser aprendida, apenas reencontrada – e pelo universo do Riso – a tontice necessária que existe dentro de cada um de nós. Autonticidade: substantivo masculino e feminino próprio daquele que sabe rir e ser rido; em sua forma adjetivada refere-se àquele ou àquela que investigaram a fundo seus seres e conseguiram encontrar alguém lá dentro!

Formato: grupos de até 20 pessoas; curso de 6 a 12 encontros de 2h00 cada.

  • Ampliar a escuta.
  • Trabalhar a comunicação e exposição.
  • O aprofundamento das relações.
  • O clima e cultura da organização.

Curso Costuras do Invisível

Nosso curso intensivo, feito para quem quer aprender a costurar o invisível e fazer design para relações. O curso se propõe a ampliar a capacidade de escuta e autonomia de seus participantes. Alguns temas tratados: percepção de diferentes tipos de escuta (empática, analítica, não-verbal, sensorial e energética); Comunicação Não-violenta; feedback; visão sistêmica.

Formato: 5 encontros de 4h cada; 20 participantes.

  • Ampliar a escuta.
  • Ampliar a autonomia das equipes.
  • Despertar o cuidado para com os elementos invisíveis que perpassam as relações e que, se não devidamente atendidos, são a principal causa de falha na obtenção de melhores resultados.
  • Capacitar equipes para o design de relações no universo profissional – reuniões, encontros e eventos.
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Consultoria – Projetos

Nosso papel aqui é ajudar você a “costurar” um projeto. Sabe quando você tem que organizar um workshop, ou uma reunião, ou um evento, e os conteúdos não estão se conversando? Ou as áreas demandantes ou o público-alvo tampouco se conversam? Ajudamos você a fazer uma boa costura, que vai desde a definição da mensagem central até o alinhamento dos conteúdos (e dos palestrantes, e das equipes…). Nossa colaboração pode também ir além, agregando ideias, novos conteúdos ou linguagens. E trabalhamos com parceiros muito especiais, que nos apoiam na co-criação de uma experiência única, inesquecível.

Um grande cliente ia realizar o encontro anual de sua equipe, cerca de quarenta pessoas. Como em todos os anos, era preciso levar algo diferente, atraente e com profundidade, uma vez que se tratava de uma equipe senior, reunida por três dias. Duas consultorias já haviam sido contatadas para levar seu conteúdo. Como alinhavar tudo? Propusemos utilizar a linguagem do palhaço como fio condutor. Primeiramente, convidando a equipe a participar de uma cena com as palhaças Consuelo & Solenta. Em seguida, participando de uma oficina de jogos. Na sequência, Consuelo & Solenta passaram a conduzir os acontecimentos:

  • apresentando os conteúdos que seriam trabalhados: quem seriam os facilitadores e porque aqueles assuntos estavam sendo tratados, amarrando as atividades.
  • repassando os conteúdos e reforçando o aprendizado.
  • fazendo uma amarração final, dando sentido para o desenho como um todo.

De tudo isso, com certeza o principal desafio foi convencer o cliente interno a experimentar a linguagem do palhaço com uma equipe tão senior. Desafio aceito, o evento foi um sucesso absoluto!

Consultoria – Equipes

A gente ama esse briefing, desenvolver uma equipe significa a possibilidade de costurarmos juntos! Funciona assim: ouvimos de você o cenário, conhecemos melhor a situação da equipe (em geral entrevistamos algumas pessoas para saber melhor ainda), entendemos quais os objetivos a serem alcançados. Com essas informações, desenhamos um workshop, oficina ou evento, utilizando ferramentas como: a linguagem do palhaço, Sala de Conversas, Pedagogia da Cooperação, Encontros de Autonticidade, consultoria de Comunicação para Conexão, entre outras. Como é uma construção conjunta, fazemos uma proposta-base e depois co-criamos o design final.

Um grande cliente queria fazer um encontro com toda sua equipe, espalhada pelo Brasil, com o objetivo de integrá-la e, principalmente, dar ferramentas para que funcionasse melhor. Nossa proposta foi fazer um workshop em que a parte da manhã foi dedicada à integração, abertura, expansão e criatividade, usando a linguagem do palhaço. Após o almoço, passamos por várias ferramentas para o diálogo baseadas na Comunicação Não-Violenta, e as equipes puderam praticar um espaço de conversa mais verdadeiro, mais transparente. Por fim, o chamado à ação: o que levar, o que fazer com esse conhecimento a partir do dia seguinte? Como e onde aplicar? Os participantes criaram ações individuais e coletivas, terminando com uma sensação de plenitude: de aprendizado, de experiência, de humanidade.

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Dia 10 – 10 Anos em 10 Dias – P.S.

A Momô gostaria de agradecer aos Silveiras e aos Malheiros (Toledos, Carvalhos e Lemes), ao trisavô abolicionista, aos bisavôs generosos e avós cuidadores. Mas, também, ao pessoal de agora: irmãs […]

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