10 Anos em 10 Dias
Hoje a gente vai compartilhar o texto de um post antigo para celebrar os 10 Anos. Não pensem que é (só) porque não estamos dando conta de escrever tudo! Não, é porque ele traz a essência do que foi nossa história com a Rede Ubuntu, a Natura e seus Aprendizes. Mostra a quantidade de gente que trabalhou junto para fazer algo absolutamente inovador. E traz toda a emoção de um momento muito importante da nossa história:

Sexta-feira, encerramento…
Era uma vez, uma grande amiga, a Ana Paula Kuroki Borges, que me chamou para seu aniversário. Lá, reencontrei depois de uns dez anos o querido Leandro Castilho que, naquela tarde, me falou: “Você precisa conhecer um cara que o Fabinho Fabio Madia me apresentou. Acho que tem tudo a ver com esse seu trabalho com o palhaço. Vou marcar um café com ele.”
E foi assim, numa padaria da Vila Madalena (como nascem tantos bons encontros nesta cidade), que conheci o Eduardo Seidenthal. Durante uma hora trocamos sonhos, e eu disse a ele que a gente podia trabalhar juntos. Que a linguagem do palhaço seria perfeita para “ornar” com o trabalho de propósito a que ele se propunha. Contato feito, vida seguindo em frente, um mês depois… Toca o telefone! “Olha só – disse ele – a Natura fechou um projeto comigo, chama-se Programa Semear. Teremos 150 Jovens Aprendizes para realizar um programa de EUpreendedorismo durante dois anos, eu queria saber se vocês querem fazer o primeiro módulo.” Começou assim, fluindo e sorrindo, uma grande parceria.
Em um dos dias em que sentamos para pensar o projeto, Edu, Momô Mônica Malheiros e eu, conhecemos “a psicóloga” que faria parte da equipe. Uma tal de Taly Szwarcfiter… Ah, a gente não sabia naquele longínquo 2010 que ela ia ser uma das nossas melhores amigas… Aquele primeiro módulo do primeiro ano foi sensacional! A gente amou fazer, eles amaram receber. Mas parecia que ia ser só isso, quando, por aclamação geral dos Aprendizes, Consuelo Pantufas & Solenta Sonada foram solicitadas a retornarem! E retornarem, retornarem e retornarem…
Até ontem, quando formamos a sexta turma e nos despedimos desse projeto maravilhoso. Na equipe, além de nós quatro, também o Cesar Pacci e o Alan Edelstein fizeram a diferença na facilitação. E tanta gente da Rede Ubuntu que nos acompanhou: Rosa, Patricia Giglio, Gabi Picciotto, Gabi Picholari, Tati D W Figer, Carlos Debs Souto, Luana Fonseca…
Nesses anos todos, tivemos o prazer de conhecer clientes que viraram nossos amigos e que até hoje continuam na nossa vida! Andrea Venancio Vernacci, Patricia Cornetti, Rafael Rosalis, Kellen Santos, Bruna Lopes Barbosa, Priscila Milanese, Lu Luciana Lourenço, Alex Santana, Amanda Oliveira Perazzo, fizeram tudo ser mais gostoso e fácil!
Trouxemos para a jornada os incríveis Reinaldo Bulgarelli, José Bueno, Alexandre Edelstein, Patricia Abuhab, para compartilhar fazeres e saberes, enriquecendo ainda mais o programa.
Criamos, crescemos, nos reinventamos, rimos, choramos…
Tudo para e por uma galera linda de mais de 800 jovens que se entregaram a um processo profundo de busca de seu propósito de vida. Eles também continuam nas nossas vidas, contando suas trajetórias, trabalhando junto, virando amigos.
A vocês queridos Aprendizes, sementinhas de um mundo melhor,
A vocês, parceiros nessa linda jornada (espero que não tenha faltado ninguém – missão quase impossível),
A você Momô, companheira inseparável,
À Natura, que apostou no desenvolvimento humano para além do convencional, o meu mais profundo agradecimento.
O registro dessa história fica aqui, para que a gratidão seja amplificada pelo mundo e para celebrar esse mundo de gente que caminhou conosco. Com muito amor, até nossa próxima aventura!

Comente!