Amigxs! Quando a gente começou essa história de 10 Anos em 10 Dias, não imaginava duas coisas: a primeira, é que ia ser a semana mais corrida do nosso ano, fazendo com que a gente não conseguisse escrever um texto por dia. A outra, é que dez dias era muito pouco para caber a imensidão de histórias que vivemos, e para agradecer a tanta, mas tanta gente mesmo que fez parte delas.
Mas não queremos terminar esta série sem, pelo menos, lembrar que somos feitas de todos estes encontros também!

Somos feitas do encontro com todas as pessoas que têm a ousadia de se inscreverem para um curso sem saber bem do que se trata, nosso Curso de Autonticidade. Ele nasceu a pedido do querido Edu Seidenthal, para fazer parte do processo de formação dos facilitadores da Rede Ubuntu. A princípio, a gente não queria fazer de jeito nenhum. Mas a insistência desse grande amigo e parceiro nos brindou com a possibilidade de teorizarmos sobre a nossa prática, de percebermos a estrutura por trás dessa linguagem tão poderosa, e de conhecer pessoas maravilhosas! Já são quase dez turmas, que formaram os membros do exclusivíssimo Clube dos Autônticos. Aqueles que se aproximaram de sua autenticidade a partir de sua inexorável tontice!

Somos feitas do encontro com a Cássia Eller. Ou melhor, antes fosse com ela, mas, claro, foi com a música dela. Não sabemos quando, nem por que, mas Consuelo & Solenta só “chegam” mesmo embaladas pela voz poderosa dessa cantora incrível. Cássia, esteja onde estiver, obrigada por realinhar a órbita dos planetas!

Somos feitas do encontro com o Mauricio Curi e a Iracema Guisoni, que nos deram a honra de sermos mestres de cerimônia de vários TEDx Vila Madá. Apresentar pessoas incríveis, com histórias mais incríveis ainda, e ainda nos divertir – que mais a gente poderia querer? Obrigada a vocês, visionários!!!

Somos feitas do encontro com a Repense e a Rede de Repensadores. Mais gente incrível, com histórias incríveis na nossa vida!

Somos feitas do encontro com o Repensador André Palhano, que com a maravilhosa Mariana Amaral, criou e produz a Virada Sustentável. Uma honra poder “virar” junto com eles!

Somos feitas do encontro e do reencontro com a Vivian. Nossa cliente do primeiro ano, queridíssima. Ela escolheu – aleatoriamente – a praça Horácio Sabino para ir passear com a família no domingo. Rolou o clássico “lembra de mim?”. Naaada nessa vida é por acaso, viva a confluência dos astros!

Somos feitas do encontro com os palhaços do Jogando no Quintal. A Nina virou palhaça por causa deles, e isso é muita coisa. Quando eles fizeram 8 anos, ela fez este post:

“No começo de dezembro o Jogando no Quintal comemorou 8 anos. E eu comemorei junto com eles. Há 8 anos eu fui ver esse grupo apresentar seu incrível espetáculo e, como já contei muitas vezes, naquela noite um raio caiu sobre minha cabeça!

Fiquei fascinada com aquelas pessoas, aqueles palhaços, com a possibilidade dada – ao público, aos palhaços, aos seres humanos que estavam ali juntos: então é possível ser “isso”? É possível SER? É possível?

Na semana seguinte estava fazendo aulas com o Márcio Ballas, e não parei nunca mais.

Depois desses anos todos acompanhando esses artistas incríveis, emocionei-me novamente neste último aniversário. Porque eles estavam ali, celebrando no palco a alegria de estarem juntos e fazerem o que fazem. E eu, da platéia, sentia o coração agradecido porque eles estavam juntos e fazem o que fazem! Agradecida porque eles existem! Porque, da beleza e da força do que criaram, mudaram minha vida. Abriram portas, janelas, escancararam uma nova forma de viver, de ser, de estar no mundo.

Não sei onde cabe o agradecimento que sinto. Por aquele primeiro instante de desvelamento, mas também pela amizade que se seguiu, pelo carinho, respeito e confiança, e pela parceria que hoje a produtora do Quintal tem com a POP. Minha singela homenagem fica neste post, que está também postado no meu coração.

Que cumplam muchos más, obrigada!!!!!!”

Somos feitas do encontro com outras consultorias e agências, que acreditam, como a gente, na força da linguagem do palhaço para o desenvolvimento das pessoas. Nestes dez anos, cruzamos com pessoas incríveis, fizemos projetos muito especiais, e seguimos parceiros para os próximos dez anos! Nossa gratidão e imenso carinho à Daniela Galhardo, da Girasole, ao Tom Almeida, da Bold Ignition, à Fabiana Gutierrez, das Carlotas, à Ana Paula Peron, da Presence, à Bel Estrella, da Elemental 5, ao Wilson Ferreira Jr., da ETNA, ao Rodolfo, da GIZ, ao Otavio e Thiago, da Repense, ao Rodrigo Maroni, da Wieden & Kennedy, à Tatiana Oliva, da Cross Networking e à Vanessa Tordino, da xxxx E claro, para quem acompanhou estes posts e percebeu sua onipresença, à todxs da Rede Ubuntu. Obrigada também, ao Daniel de Tomazo, que nos deixa dar aula na Sandbox!

Gente! Que homenagem mais linda!!! Como nossas histórias estão conectadas! Que emoção, queridas e queridos da Rede Ubuntu! Obrigada, obrigada, obrigada. R.U.A., Semear, Aceleradora de Propósito, Papo de Propósito, Café com Propósito, a gente grudou em vocês de propósito. Na Rede tivemos o espaço e a oportunidade de criarmos as coisas mais legais e, ao mesmo tempo, mais profundas! Pode seguir inventando, que a gente segue junto. Muito amor.

Para quem nos acompanhou este ano, sabe que seguimos nos movimentando. 2017 consolidou uma nova parceria, com a Cris Chiofalo. Da Pós em Jogos Cooperativos à amizade incondicional, das facilitações com a Rede Ubuntu às práticas em Comunicação Não-Violenta, fomos nos aprochegando cada vez mais. Ideias antigas ganharam espaço, grupos de estudo foram dando forma, e num belo começo de ano, clareamos a proposta das Costuras do Invisível, nosso trabalho de consultoria voltado a projetos de mais longo prazo e maior profundidade. Querida Cris, que o universo nos permita seguir mais muitos e muitos anos juntas!

Comente!